segunda-feira, 2 de março de 2015

Amizades ao longo da maternidade

As amizades ao longo da vida mudam, se transformam. É raro aqueles que ainda tem amizades de infância, do tempo do colégio. Amigo mesmo! Aquele que é pau pra toda obra.

Pois bem: os caminhos da vida, nem preciso filosofar sobre, mudam. Tomam rumos diferentes, muitas vezes, fora do nosso controle, e com isso as amizades vão mudando. Isso pode ser decorrente de uma mudança de cidade, de estado. De colégio...

Eu não tenho amizades de infância. Como sempre nos mudamos muito, não tive este vínculo quando criança. Vejo meu marido, que tem amigos desde a pré-escola e a amizade se mantém. É bonito de se ver!

Porém, algo que observo também, é que a amizade masculina é bemmmmmmm diferente da feminina. A amizade dos homens, vendo de fora, não tem concorrência, sabe? Não tem diz-que-me-diz.

Eu notei amizades mudando, a partir do momento que eu comecei a namorar. Aos poucos nossa vida de farra, foi se tornando uma vida mais caseira, com os amigos em churrasquinhos, não tinha mais o “fervo”. Não éramos mais convidados para sair. O que, sinceramente, entendo como normal. Já que a turma solteira queria azaração, bebida e bagunça até a madrugada. Algo que já não pertencia mais a gente. Não quero dizer, que quando começamos a namorar ficamos com 85 anos de repente. Mas, o momento era outro, diferente, e muitas pessoas não entenderam isso.

Claro que as amizades “ponta firme” se mantiveram. Nos xingavam, por que a gente não saia, mas estavam ali nos churrasquinhos, nas conversas ao telefone, num encontro e outro.

Aí veio o casamento e a coisa ficou mais enxuta ainda. Quem é solteiro, tem problemas de solteiro. E quem é casado, tem problemas de casado, oras bolas. E claro, muitas vezes, um não tem paciência pra ouvir o outro. Talvez não seja nem falta de paciência, mas sim, falta do que falar, do que opinar. Por que, teoricamente, o casado sabe palpitar na vida de solteiro, mas o solteiro, não tem como opinar na vida de casado, já que ainda não passou por essa situação.

Mas, vamos falar da amizade, ao longo da maternidade. Lembra quando eu falei da disputa materna? É/seria normal isso acontecer entre mães que não se conhecem, que mal se veem na entrada e saída da escola, que se encontram numa festa infantil. Mas, quando isso acontece entre amigos é mais complicado. Sei que tenho amigas que não concordam com o nosso modo de criar a Angelina, tão pouco nós concordamos com os meios dos nossos amigos criarem seus filhos. E isso é ótimo! Sim, ótimo! Pois é um sinal que cada ser, tem a sua opinião formada e age conforme acha certo/melhor. Se está certo ou errado, não cabe a nós julgarmos, ok?!

Vejo que acabei me afastando de algumas amizades depois que me tornei mãe, justamente, por opiniões muito diferentes, principalmente no quesito criação. É complicado, pois você já tem que administrar a diferença de cultura, dentro de casa, afinal os casais tem criações diferentes em muitos aspectos e juntos, procuram alinhar da melhor forma possível, para um bom convívio.

Em compensação, me aproximei de pessoas que eu nem conhecia, que conheci em conversas com outras amigas em comum, retomei amizades com pessoas que se tornaram mães na mesma época que eu... e por aí vai.

O que quero dizer e afirmar com este post, é que essas mudanças da maternidade é NORMAL. Amigos/amigas de pessoas que estão namorando/casando/engravidando, não é que você “perdeu” seu amigo/amiga, não é que ele não gosta mais de você. Talvez, as prioridades é que são outras. Pessoas que estão namorando/casando/engravidando, procurem não deixar de lado seus amigos que não estão na mesma vibe.

Para ajudar nisso, é necessário equilíbrio. Eu ainda não consegui o meu, mas estou buscando ;)



Nenhum comentário:

Postar um comentário